O açude São Mateus atingiu ontem a noite quarta-feira, 27 de março de 2024, a sua capacidade máxima que deu início a sangria. 

De acordo com informações da Cogerh, a capacidade máxima do reservatório é de 10,340 m³ milhões de metros cúbicos de água. 

É o segundo maior reservatório deste município, o Açude São Mateus,  fica localizado no Bairro São Mateus, está sangrando a 1 dia com uma lâmina mais ou menos de 5 centímetros. A barragem atingiu a sua cota de 16,8 centímetros, na tarde de ontem dia 27/03 e tornou-se ponto de atração como sempre para as crianças da área da Palestina, bairro que fica localizado próximo ao açude.

Concluído no dia 4 de outubro de 1957 e inaugurado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Açude São Mateus tinha capacidade para 11 milhões de metros cúbicos. Com o passar do tempo, ficou apenas com 10 milhões e 340 mil metros cúbicos, de acordo com uma placa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que está instalada na entrada do reservatório.

A bacia hidrográfica do São Matheus tem 265 quilômetros quadrados e 235 hectares de bacia hidráulica numa extensão de 700 metros.

Presença de curiosos

No sangradouro, que mede 200 metros, a movimentação de curiosos é intensa. a sangria do São Matheus irá fortalecer a distribuição de água para a população da sede do município de Canindé.

A Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros de Canindé todos os anos monta esquema especial para evitar acidentes no sangradouro e esse ano de 2024 não vaio ser diferente.

Canindé News


Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS