Os homenageados são Camilo Santana, Luiz Carlos Barreto, Lira Neto, Dom Edmilson Cruz, Ana Lúcia Bastos Mota e a Congregação Franciscana de Canindé

Na última segunda-feira (25), o governador Elmano de Freitas anunciou os homenageados da edição de 2024 da Medalha da Abolição do Ceará, reconhecendo figuras como o ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana; o produtor e diretor de cinema, Luiz Carlos Barreto; o escritor e jornalista, Lira Neto; o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; a empresária Ana Lúcia Bastos Mota; e a Congregação Franciscana de Canindé. A Medalha da Abolição é uma importante honraria que reconhece contribuições em diversas áreas para o desenvolvimento social do estado. 

Recebe esse nome em referência à Data Magna do Ceará, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, – reconhecido como Dragão do Mar – liderou a resistência contra o transporte de escravizados, tornando o Ceará a primeira província a abolir o tráfico de escravos no Brasil. 

O governador ressaltou a importância desse marco histórico e incentivou a continuidade da luta por um país justo, democrático e livre.

Entre os homenageados, está a Fraternidade Franciscana do Convento de Canindé, que é uma marca da religiosidade cearense e um importante pilar do turismo religioso no Estado, a Medalha da Abolição celebra o movimento franciscano que chega a terras cearenses por volta de 1758 – quando os frades franciscanos e terciários franciscanos (da Terceira Ordem) realizaram as “Santas Missões” franciscanas. Hoje, a comunidade franciscana de Canindé, se dedica a ao trabalho social, dando acolhimento a romeiros e fiéis, de todos os lugares, que tem como destino o centro de fé e devoção a São Francisco das Chagas, presente na cidade.

Fonte: Portal do Governo do Ceará


Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS