As condutas dos investigados podem configurar crimes com penas que podem chegar a 20 anos de prisão

Na manhã desta terça-feira, 19 de dezembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Acrasia, com o intuito de desmantelar um esquema criminoso que envolve concessão ilícita de portes, posse e portes ilegais de arma de fogo nos municípios de Quixadá/CE, Boa Viagem/CE, Irauçuba/CE, Aracati/CE e Itaitinga/CE. Onze mandados de busca e apreensão foram autorizados pela Justiça Federal - Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Mais de 60 policiais federais estão envolvidos na operação, que identificou indícios de crimes como falsidade ideológica, uso de documento falso e usurpação de função pública. As investigações revelaram a concessão indevida de porte de arma de fogo por gestores municipais a guardas municipais nessas cidades, por meio da expedição irregular de carteiras que habilitavam ilegalmente os agentes a portarem armas. Além disso, constatou-se o porte e a posse ilegal de armas de fogo por servidores públicos municipais nas referidas cidades. Importante ressaltar que o porte legal de armas de fogo a guardas municipais é de competência exclusiva da Polícia Federal.

As condutas dos investigados podem configurar crimes como usurpação de função pública, uso de documento falso, falsidade ideológica, porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo, com penas que podem atingir até 20 anos de prisão. O nome da operação, Acrasia, remete ao termo utilizado pelo filósofo Aristóteles para descrever a relação dos homens em conflito entre o desejo e a razão. As autoridades seguem empenhadas na conclusão das diligências, visando a desarticulação completa desse esquema criminoso.

A prefeitura de Quixadá emitiu uma nota de esclarecimento afirmando o seguinte: 

1 - A referida operação está relacionada a investigação de posse e porte ilegal de arma de fogo por parte de Guardas Civis Municipais. No município, as equipes da Polícia Federal estiveram na sede da Guarda Civil Municipal, onde foram recebidas pelo Secretário Armstrong Braga. No local, não foram encontradas nenhum tipo de irregularidade durante as buscas. 

2 - A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Estado do Ceará. 

Fonte: @policiafederalce @policiafederal @pfceara

(Imagens: Reprodução)


Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS