O Consórcio Santa Quitéria informa que não foi notificado oficialmente sobre a publicação do relatório do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), mas obteve acesso ao documento por meio de seu website e está realizando uma análise criteriosa de cada aspecto apresentado, a qual  será oportunamente apresentada aos órgãos reguladores.

Sobre a reportagem “Usina de Santa Quitéria deve elevar radiação acima do limite e afetar 11 cidades no CE, diz estudo”, publicada pelo Diário do Nordeste, o Consórcio Santa Quitéria esclarece que:

Saúde e segurança

● O Projeto Santa Quitéria não irá contaminar a água, o ar, o solo, nem as lavouras ou as criações de animais da região. Em todas as áreas do processo produtivo e nas localidades  vizinhas serão instalados equipamentos para monitorar a radiação e poeira no ambiente. 

Os órgãos reguladores fiscalizarão, de forma rígida e constante, os resultados desse processo de monitoramento.

● Os níveis de radiação durante a operação do Projeto Santa Quitéria não serão prejudiciais à saúde dos trabalhadores e das populações locais, uma vez que as doses geradas serão controladas para que não ultrapassem o limite estabelecido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

● Dados públicos da Secretaria Estadual de Saúde apontam Santa Quitéria e Itatira com índices  de câncer abaixo da média cearense, conforme indicado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e confirmado pela fala da própria representante da Secretaria de Saúde em evento 

realizado pelo CNDH na OAB/CE. 

A secretária-executiva de Políticas de Saúde da SESA, Mônica Souza Lima, disse que, no momento, não há nenhuma patologia que se sobressaia na região.

● O Consórcio Santa Quitéria informa ainda que as emissões previstas no empreendimento serão controladas e respeitarão os parâmetros da legislação vigente. O Projeto Santa Quitéria contará com equipamentos de controle de material particulado e emissões

Consórcio Santa Quitéria

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS