A Estácio Faculdade de Medicina (Campus Canindé), comunicou a Prefeita Rozário Ximenes, que após receber uma visita técnica do MEC, no mês de setembro, Canindé conseguiu habilitar duas residências médicas.

Assim, serão médicos sendo residentes aqui no município como R1. 

Com isso, teremos mais médicos que podem optar para continuar sua estadia na rede municipal de saúde após seus 2 anos de residência.

Como funciona: A Residência Médica no Brasil? 

Primeiramente, você saiba que a residência médica foi instituída pelo decreto de número 80.281, no dia 5 de setembro de 1977?

Os programas de residência médica são credenciados e reconhecidos pela Comissão Nacional  de Residência Médica (CNRM). Esse grupo é composto pelos Ministérios da Saúde, da  Educação (MEC) e da Previdência Social (MPAS), além de entidades  médicas, como o CFM.

Dessa forma, vale ressaltar que o médico deve ter o cuidado de procurar apenas os programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O programa de residência médica tem o objetivo de preparar os médicos para que eles possam exercer a profissão com máxima excelência, por meio da especialização em uma determinada área da medicina.

Ela funciona nas instituições de saúde, sob a orientação de especialistas da área, que possuem uma elevada qualificação, tanto ética quanto também profissional. Durante toda especialização, os estudantes passam a acompanhar os casos reais, a fim de que adquiram experiência e conhecimentos técnico-científicos que são essenciais para atuarem no mercado.

A residência médica é cumprida de forma integral em uma determinada especialidade. Enquanto o médico estiver no programa de residência médica, ele é chamado de médico residente, ao final do programa, sua nomenclatura passa a ser médico especialista.

Apesar da residência médica muitas vezes ser chamada de especialização, existe uma grande diferença entre os programas de residência e as especializações.

Em resumo, a especialização irá preparar o médico para o setor acadêmico de atuação, já a residência médica tem o papel de preparar o profissional para atuar de forma prática em atendimentos.

Fonte: PMC 

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS