Sertões de Canindé: depois de uma peleja que já dura mais de 40 anos, a história do santo sem cabeça, no alto de uma serra no município de Caridade, está perto do fim. O local está sendo restaurado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e mais de 60% da sobras já estão prontas.

A imagem de Santo Antônio fica no alto do Morro do Serrote. O corpo do santo foi erguido na serra em 1984 e a cabeça foi feita numa rua de Caridade, como parte da obra, mas em 1986 os trabalhos pararam por falta de recursos e a cabeça nunca foi levada até o corpo e até hoje o santo ficou sem cabeça.

Caridade tem um turismo religioso forte. A devoção a Santo Antônio é tradição, mas a imagem sem a cabeça sempre arranhou a história do município. Agora, isso está prestes a mudar.

Desde 2021, o Governo do Ceará anunciou a construção de um complexo religioso no Serrote do Cágado, o ponto mais alto da cidade. O projeto do Monumento de Santo Antônio trará uma nova estátua com 36 metros de altura, dois metros a menos do que o Cristo Redentor. O lugar deve ter, ainda, um museu, um mirante, uma capela, pontos comerciais, escadarias, rampas de acesso e estacionamento.

O santuário, ao todo, compreende uma área de aproximadamente 4,4 mil m². O projeto prevê ainda a construção de um mirante, uma capela, pontos comerciais, pátio, calçadão arborizado e um estacionamento com 28 vagas. No momento, 60% dos serviços já foram executados.

Fonte: SOP-CE / Fortaleza em Fatos e Fotos

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS