Na última terça-feira (26/03), a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) divulgou um levantamento revelando que, dos 184 municípios do estado, apenas 70 conseguiram implementar o reajuste salarial para os professores.

Em 70 localidades, o aumento salarial abrangeu todos os profissionais que compõem o quadro do magistério municipal. O maior reajuste, de 14,62%, foi registrado em Deputado Irapuan Pinheiro.

No total, 24 municípios aplicaram reajustes equivalentes ou superiores a 4,62%, valor correspondente à inflação de 2023. Entre eles estão: Amontada, Aquiraz, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caririaçu, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Guaiúba, Horizonte, Ibiapina, Iguatu, Jaguaribe, Madalena, Maracanaú, Mulungu, Pacujá, Paramoti, Poranga, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte e Varjota.

Na maioria absoluta das localidades, o percentual de reajuste foi igual ou superior a 3,62%, correção estipulada com base no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores, conforme estabelece a Lei Federal Nº 11.738/08, que trata do Piso Nacional do Magistério.

O aumento salarial dos profissionais da educação básica é uma das principais demandas da Campanha Salarial 2024 do segmento dos servidores municipais, na qual sindicatos afiliados à Fetamce em todo o estado levam as reivindicações da categoria para as mesas de negociação com as prefeituras.

Segundo Enedina Soares, presidente da Federação, o número de municípios que implementaram o reajuste ainda é baixo. “Apesar de estarmos em ano eleitoral, o que poderia incentivar os pagamentos, percebemos que muitas administrações municipais ainda não aplicaram a atualização do valor mínimo que assegura a valorização desses profissionais e, consequentemente, a melhoria da educação no Ceará”, destaca.

Fonte: SINDSEC Canindé

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS