A barragem do Açude São Matheus atingiu a sua cota de 16,8 metros na madrugada do último Domingo dia 02/04 e iniciou sangramento

O segundo maior reservatório deste município, o Açude São Matheus, que fica localizado a 3 quilômetros da sede, está sangrando a mais de 3 dias com uma lâmina mais ou menos de 3 centímetros. A barragem atingiu a sua cota de 16,8 centímetros, na madrugada do último domingo dia 02/04 e tornou-se ponto de atração para as crianças da área da Palestina, bairro que fica localizado próximo ao açude.

Concluído no dia 4 de outubro de 1957 e inaugurado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Açude São Matheus tinha capacidade para 11 milhões de metros cúbicos. Com o passar do tempo, ficou apenas com 10 milhões e 340 mil metros cúbicos, de acordo com uma placa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que está instalada na entrada do reservatório.

A bacia hidrográfica do São Matheus tem 265 quilômetros quadrados e 235 hectares de bacia hidráulica numa extensão de 700 metros.

Presença de curiosos

No sangradouro, que mede 200 metros, a movimentação de curiosos é intensa. a sangria do São Matheus irá fortalecer a distribuição de água para a população da sede do município de Canindé.

A Guarda Municipal e Corpode Bombeiros de Canindé montou esquema especial para evitar acidentes no sangradouro, desde desde o último sábado 01/04, e se prolongará por toda essa semana.

Pesca de alevinos

Quem também está contente com a natureza, são os pescadores, que aproveitam as cachoeiras que se formam ao longo do Rio Canindé para a pesca de alevinos, que descem na correnteza.

O Açude São Matheus, que antes da construção do Sousa era responsável pelo abastecimento de Canindé, secou total no ano de 1998. 

O Açude também na ultima sexta-feira dia 31 passou por limpeza ao redor da parede, através da Secretaria de infraestrutura, Sec. Pedro Feitosa e da Prefeita Rozário Ximenes.

O Açude São Matheus, que tem mais de 50 anos de fundação, é uma das atrações turísticas de Canindé, neste período do inverno. Além de ser uma das opções de abastecimento do município, o reservatório além da pesca, serve também de fortalecimento para a agricultura irrigada. Muitos agricultores aproveitam as margens do rio para plantio de hortaliças, milho, feijão e forragem para animais.

Canindé News 


Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS