A empresa Guararapes, dona da rede de lojas Riachuelo, anunciou nesta terça-feira, dia 10, que irá encerrar suas atividades em centro fabril em Fortaleza para focar sua produção em Natal. Uma ação que ocasionará nas demissões de, em média, 2 mil funcionários fortalezenses.
O prefeito José Sarto postou em suas redes sociais o anúncio de sua determinação junto a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) para elaboração de um plano de assistência a todos os trabalhadores da empresa.
“Hoje mesmo nossas equipes já solicitaram ao Grupo Riachuelo a relação de todas as pessoas demitidas para que sejam encaminhadas para as políticas públicas do Município relacionadas ao trabalho e renda. Vamos, em parceria com a Fiec, ofertar qualificação profissional por meio dos programas Fortaleza + Futuro e Fortaleza Capacita, e encaminhar todos ao Sine Municipal para ajudá-los a se reinserirem no mercado. Aqueles que desejarem empreender, vamos direcionar a programas de crédito orientado, como é o caso do Nossas Guerreiras. A Prefeitura também conta com oito ateliês do Projeto Costurando o Futuro espalhados em toda a cidade. Também estamos trabalhando, através de licitação em andamento, para formar cooperativas de costura por toda a periferia voltadas beneficiando quem deseja trabalhar de forma colaborativa”, escreveu Sarto.
O governador Elmano de Freitas também demonstrou sua preocupação e empenho em buscar meios de ajudar.
“Estamos muito preocupados com o que temos notícia pela imprensa, de pessoas desempregadas na Guararapes, e vamos discutir já algumas medidas para ajudar essas pessoas, para que elas não fiquem sem nenhum tipo de apoio, sem nenhum tipo de auxílio do nosso governo”, disse ele.