Projeto Empodera atenderá mulheres vítimas de violência em Sobral
- julho 3, 2024
- 0
O projeto objetiva trabalhar o empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar
O projeto objetiva trabalhar o empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar
Nesta terça-feira, dia 4, a prefeita em exercício, Christianne Coelho, e a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, estiveram na Casa da Mulher Cearense Maria José Ferreira Gomes juntamente com a equipe do Programa Integrado de Prevenção e Redução de Violências do Governo do Ceará (PreVio) para apresentar o Projeto Empodera, que vai atender mulheres vítimas de violência em Sobral.
O projeto objetiva trabalhar o empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, ao fortalecer fatores de proteção, por meio de capacitação profissional, acompanhamento psicossocial, estímulo de habilidades socioemocionais e elaboração de novos projetos de vida.
A prefeita em exercício destacou a intenção de o município colaborar com o projeto. “Também estivemos reunidas com a equipe da Casa da Mulher Cearense, para reafirmar o nosso compromisso e parceria com a instituição e para afirmar a nossa disposição de contribuir com o projeto Empodera”, afirmou Christianne.
Casa da Mulher
A Casa da Mulher Cearense é um equipamento estadual, sediado em Sobral, mas que atende também outros municípios da Região Norte. Sua função é congregar, em um mesmo espaço, vários órgãos de proteção às mulheres vítimas de violência, como delegacia especializada, promotoria, dentre outros, e trabalhar o processo de autonomia da vítima, por meio de cursos, formações e outros suportes.
PreVio
É um programa que tem como objetivo reduzir e prevenir crimes violentos em âmbito estadual. É organizado a partir de quatro componentes: prevenção à violência juvenil e de gênero; prevenção e investigação policial; fortalecimento do Sistema de Medidas Socioeducativas e administração do Programa. Em parceria com a Sedhas, o PreVio já vem ofertando ações e projetos em Sobral, a exemplo do Virando o Jogo, voltado para jovens que estavam fora da escola e do mercado de trabalho.