Variedades

Imperatriz Leopoldinense homenageia o Nordeste e vence o carnaval 2023 do Rio de Janeiro.

  • fevereiro 23, 2023
  • 0

Este é o nono título da história da escola e veio um ano depois de regressar ao Grupo Especial.

Share:
Imperatriz Leopoldinense homenageia o Nordeste e vence o carnaval 2023 do Rio de Janeiro.

A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A vitória veio, aos 22 anos depois da última conquista e homenageou o Nordeste trazendo, logo na comissão de frente, o cordel.

Este é o nono título da história da escola e veio um ano depois de regressar ao Grupo Especial. Em 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar.

A escola trouxe a temática de uma divertida fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido. O desfile da escola contou com 3 mil componentes divididos em 24 alas, com cinco carros e dois tripés.

“Feliz demais! Dedico esse título ao meu pai que faleceu [Luizinho Drummond]. Ele foi quem fez a Imperatriz. Eu tenho certeza de que o céu está em festa, tenho certeza de que o Complexo do Alemão está em festa. É para vocês, Complexo!”, disse Cátia Drummond, presidente da Verde e Branca.

No abre-alas, Lampião aparecia em seu cavalo sobre uma reprodução colorida do Sertão, com bois, cactos e grandes crânios bovinos. Como destaque, Matheus Nachtergaele e Regina Casé como Lampião e Maria Bonita. Nas primeiras alas, a escola costurou a vida de Lampião e seu bando com cultura popular nordestina da época, com beatos, repentistas, cordelistas, carpideiras e mamulengueiros.

“Foi muito emocionante. Eu não vim para perder. Essa é uma homenagem ao Nordeste”, disse Expedida Ferreira Nunes, de 90 anos, filha de Lampião, emocionada com a vitória.

Expedita foi destaque na última alegoria, que celebrava a herança cultural de Lampião.

Gostou? Compartilhe esta notícia!