Enel Ceará fica entre as 10 piores empresas de fornecimento de energia do país
- abril 3, 2025
- 0
Entre as 31 concessionárias de grande porte avaliadas, a empresa ocupa a 24ª posição.
Entre as 31 concessionárias de grande porte avaliadas, a empresa ocupa a 24ª posição.
A Enel Ceará ficou entre as dez piores concessionárias do Brasil em continuidade do fornecimento de energia, segundo ranking da Aneel divulgado nesta terça-feira (2). O Desempenho Global de Continuidade (DGC) considera a frequência e a duração das interrupções de energia em 2024, comparando-as com os limites estabelecidos pela agência reguladora.
No ranking do ano passado, a Enel Ceará estava na 18ª posição entre 29 concessionárias avaliadas. Neste ano, sua nota no DGC foi de 0,82, pior do que os 0,80 registrados anteriormente. Quanto menor o índice, melhor a avaliação da empresa. A melhor concessionária no ranking foi a CPFL Santa Cruz, com nota 0,58. Enquanto isso, a Enel São Paulo ficou na 21ª posição e a Enel Rio de Janeiro na 27ª.
A Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de sua concessão por mais 30 anos, e o pedido será analisado pela Aneel. Em nota, a empresa argumentou que os critérios do ranking variam conforme a concessionária, tornando os resultados mais desafiadores para algumas regiões. Apesar da posição no ranking, a empresa afirma que os números absolutos mostram avanços na qualidade do serviço prestado.
A concessionária também destacou que, em 2024, seus clientes registraram uma média de 4,19 interrupções no fornecimento de energia, abaixo do limite da Aneel de 6,46. A duração média dessas interrupções foi de 9,68 horas, ligeiramente inferior ao limite de 9,85 horas. A Enel reafirmou seu compromisso com melhorias no serviço e anunciou um investimento de R$ 24 bilhões na distribuição de energia no Brasil entre 2025 e 2027.