Um dos principais itens a puxar a alta da cesta básica em junho, o leite tem tendência de alta até setembro e outubro

Em Canindé nos supermercados ja vendem o leite em Pó Integral Itambé 1kg 41.50 nas prateleiras.

Preço do leite já subiu 28,5% desde janeiro deste ano,

Preço do leite já subiu 28,5% desde janeiro deste ano,

Preço do produto já subiu 28,5% desde janeiro deste ano,

Alta no combustível também afeta o leite,

Mudanças climáticas causadas pelo La Niña diminuíram a produção.

Nas últimas semanas os consumidores puderam perceber um salto no preço do leite, com algumas marcas chegando a custar quase R$ 10 o litro. De acordo com o índice IPCA-15, medido sempre entre os dias 15 de cada mês, o leite longa vida já sofreu um aumento de 28,5% desde janeiro. O que fica na cabeça é a pergunta de sempre: por que?

Acontece que uma confluência de fatores levaram o leite a chegar nesse preço, fatores que vão desde aumentos causados pela guerra na Ucrânia, alterações climáticas e até mesmo redução na oferta.

Mudanças climáticas

Tradicionalmente, o preço do leite já sobe no período de inverno devido ao padrão climático brasileiro, que apresenta um inverno mais seco. Isto porque as chuvas ajudam a contribuir para o florescimento das pastagens, que o gado utiliza de alimento. Sem ela o próprio organismo das vacas diminui a produção de leite.

Só que neste ano o fenômeno do La Ninã acentuou a seca no Brasil, especialmente nas regiões produtoras de leite, enquanto em outras, por conta das alterações climáticas estão vendo chuvas atípicas. Espera-se que o fenômeno já subsidie no final de julho, e que já nos meses de saída do inverno, agosto e setembro, as chuvas retornem, e o preço do leite volte a baixar.

Guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia, que já dura seis meses, continua deixando marcas no cenário comercial global, dentre elas o aumento no preço dos combustíveis e dos fertilizantes. Se o gado não se alimenta de pastagem natural, ele come ração, que depende de fertilizantes para crescer.

Por outro lado, o elevado preço dos combustíveis no mercado internacional foi refletido no mercado interno com a política de preços da Petrobras, o que elevou no Brasil o custo de todo e qualquer frete e entrega, elevando o custo dos produtos como consequência.

Diminuição na oferta

Por fim, a produção de leite vem caindo nos últimos três anos devido aos altos custos associados à prática. Com isso muitos fazendeiros têm trocado de produção. No entanto, a demanda pelo produto voltou a subir, e a oferta não tem conseguido acompanhar, o que gera um aumento no preço. "Como consequência, a estrutura produtiva agora enfrenta dificuldades para aumentar a oferta (de leite)", disse ao Globo Natália Grigol, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Fonte: Yahoo

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS