A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que foi confirmado o quarto caso de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos no estado. O paciente é do sexo masculino, tem 30 anos, residente de Fortaleza e viajou recentemente para Salvador.

Entre os casos confirmados, dois são de Fortaleza (ambos do sexo masculino, 35 anos e 26 anos) e um do município de Russas (sexo masculino, 43 anos). Dos onze em análise, seis são do sexo masculino e quatro são do sexo feminino.

Caridade (1)

Caucaia (1)

Cedro (1)

Fortaleza (10)

Guaramiranga (1)

Juazeiro do Norte (1)

Maranguape (1)

Maracanaú (1)

Ocara (1)

São Gonçalo do Amarante (1).

Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A Sesa está monitorando o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a doença.

Doença

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Fonte: GCMais

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS