Depois de ter exercido a função interinamente, Izolda Cela assume efetivamente o cargo de governadora.

Após renúncia de Camilo Santana (PT) para o cumprimento do prazo concedido pela Justiça Eleitoral para concorrer ao Senado nas eleições de 2022, Izolda Cela (PDT) toma posse como governadora do Ceará, primeira mulher a receber de forma efetiva o cargo executivo do estado. O evento ocorreu na tarde deste sábado (2), em sessão extraordinária e solene da Assembleia Legislativa. Após a posse oficial na Assembleia, Izolda seguiu para o Palácio da Abolição, onde aconteceu a transmissão do cargo de Camilo para ela.

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Integrou a Secretaria de Educação do Município de Sobral-CE de 2001 a 2003, como Secretária Adjunta de Educação e de 2004 a 2006 como Secretária de Educação. Foi uma das grandes responsáveis pelo case de sucesso educacional criado no município. Sobral virou referência nacional, saltando de um longínquo 1366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista.

A partir de 2007, exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação até abril de 2014. Na pasta, ajudou na implementação de diversas ações como a produção de material didático próprio, hoje utilizado por diversos estados; a universalização de métodos entre os municípios, criando uma unidade e auxiliando no desenvolvimento como um todo; a implantação de premiações para escolas, servidores e alunos, além do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) ser realizado baseado nos resultados educacionais de cada município, se tornando, na prática, um incentivo.

Foi vice-governadora do Estado do Ceará na gestão 2015 a 2018 e na gestão atual (2019-2022). À frente do órgão, ficou responsável pela coordenação de programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), ambos voltados para a prevenção da violência, como também o Projeto Virando o Jogo, destinado para jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham. Além disso, também realizou acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelas setoriais do Governo do Estado.

Izolda Cela acredita que a Educação, aliada a outros mecanismos, como assistência social, saúde, cultura e lazer, podem ajudar a minimizar a violência no País. Na gestão atual do Governo do Ceará, foi responsável pela coordenação executiva de agendas do Pacto por um Ceará Pacífico, que abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e fortalecimento de uma cultura de paz.

Foto: Gov. do Ceará

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS