O Zoológico São Francisco, localizado no município de Canindé, abriga 490 animais entre aves, mamíferos e répteis.

O zoológico de Canindé aproveitou a data comemorada neste domingo (17) para presentear os animais com "ovos de Páscoa" personalizados. Os ovos foram recheados com alimentos como carnes, folhas secas, frutas e legumes e fizeram sucesso entre a bicharada do Zoológico São Francisco, no município de Canindé, a 173 km de Fortaleza.

Para a leoa Zaira, por exemplo, foi preparado um ovo gigante recheado de carnes e folhas secas. Já para um tucano, ovos de codorna pintados com a temática da Páscoa foram colocados em um ninho feito de quenga de coco. Na natureza, ovos de outras aves estão entre os alimentos que os tucanos mais procuram.

Para dar forma e cor aos ovos de Páscoa, foram utilizados materiais como papel cru e cola caseira comestível feita de farinha. Todos atóxicos, que não fazem mal aos animais.

A voluntária Taise Praxedes conta que a ação, chamada de enriquecimento ambiental, cria um espaço dinâmico e interativo para simular vivências semelhantes às que os bichos encontram na natureza.

"Esses enriquecimentos podem ser de vários tipos, alimentares, sensoriais, cognitivos. Isso ajuda a mudar a rotina do animal, contribuindo no bem-estar, sendo muito importante para animais que estão vivendo em cativeiro", comenta.

O zoológico é mantido pelo Santuário de Canindé e abriga 490 animais entre aves, mamíferos e répteis.

O espaço está entre os três parques registrados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semance), no Ceará.

Veja mais fotos dos animais do zoológico:


O guaxinim mão-pelada se alimenta de frutas em uma trouxinha de papel temática de coelho. — Foto: Divulgação/Zoológico São Francisco

O cateto ganhou um ovo recheado de frutas e legumes. — Foto: Divulgação/Zoológico São Francisco

O tucano encontrou ovos de codorna coloridos em um ninho simulado em uma quenga de coco. — Foto: Divulgação/Zoológico São Francisco

Ovos de codorna coloridos servidos para o tucano — Foto: Divulgação/Zoológico São Francisco

Para os psitacídeos, sementes enfeitaram enfeites temáticos na forma de coelhos e cenouras. — Foto: Divulgação/Zoológico São Francisco


Os formatos dos ovos foram feitos com papel cru e cola artesanal comestível, que não fazem mal para os bichos. — Foto: Divulgação/Zoológico São Francisco

Fonte: G1 Ceará

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

POST ADS1

ANÚNCIOS