O Açude Acarape do Meio, no município de Redenção, na Grande Fortaleza, sangrou na terça-feira (5), segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o Ceará possui atualmente 24 reservatórios com 100% do volume.

O último a sangrar foi o Açude Sobral, na cidade de Sobral, na Região Norte. O estado tem 29 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%.

O Açude Acarape do Meio (Barragem Eugênio Gudin) foi o primeiro sistema a abastecer a cidade de Fortaleza. Ele foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Com início da construção em 1909, o açude sofreu paralisações e modificações no projeto original e só foi finalizado em 1924. Ele está localizado em Redenção, a 75km da capital, cujo reservatório tem capacidade de acumular 34.1000.000m³ de água.

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 17,12% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 40,52%. Já o Banabuiú se encontra com 8,27%.

Leia mais em canindenews.com.br (link na bio @canindenews)

Fonte: G1

Envie um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem